Itapetinga BA, 08 de agosto 2019.
As mudanças em Educação têm avançado muito, mas ainda estamos com o pensamento metodológico do passado “professor dinossauro”, que tem na cabeça todos os conteúdos e não precisa mais planejar, pensar na prática com uma didática inerte. Os alunos estão mil anos luz à nossa frente, muitas vezes nos questionamos continuamente (será que sou um professor que não sabe mais dá aula?).
Quantas vezes percebemos em nossas aulas que os alunos estão “desinteressados”, reunidos em tribos diferentes no mesmo espaço da sala de aula? Acordemos!! O mundo está mudando e junto a ele as formas de aprender, logo precisamos ressignificar a forma de ensinar. O nosso aluno não é mais receptor, há décadas se fala disso, mas há séculos continuamos a enxergar o aluno como mero sujeito passivo das nossas aulas!!!
Não pretendo dizer que o professor não sabe mais exercer o seu ofício, mas preciso reforçar que estamos diante de uma evolução magnífica, os nossos alunos estão conectados, os professores desconectados, os alunos funcionam com outro modo “PLAY”, o professor funciona ainda com o modo “LIVRO, LISTAS, QUADRO, PILOTO”, CORREÇÃO, PASSOU, PERDEU!
Os documentos da BNCC propõem um ensino pautado no aluno PROTAGONISTA pertencente a ERA DIGITAL sendo essas as duas principais competências que norteiam as mudanças no Processo de Ensino e Aprendizagem dos alunos pertencentes a um novo mundo.
Precisamos redirecionar nossa forma de ministrar o conteúdo, devemos enxergar os alunos, o que eles têm a oferecer. É urgente que saiamos da nossa zona de conforto, que abramos a nossa cabeça para o novo, para as metodologias ativas, precisamos colocar o nosso aluno na posição de quem também sabe, conhece! Vamos trocar experiências, fazer a mudança acontecer! Não dá mais para ensinar os alunos do século XXI com o pensamento do século passado.
Professores, só teremos resultados diferentes se pensarmos em ensinar diferente. Nossos alunos pertencem à geração ALFA (totalmente digital, inteligentes) e nós professores? A que geração pertencemos? Meus queridos professores, vamos pensar numa Educação para uma geração ALFA? Vamos juntos desbravar o novo? Esse é o meu convite para (re)formatarmos a educação dos alunos que pertencem a CULTURA DIGITAL, alunos esses quem terão a oportunidade de transformar o mundo!

COORDENADORA PEDAGÓGICA
HELOIZA PAIVA SILVA MARQUES.